top of page

Requalificação Parque CEMUCAM - Centro municipal de campismo 

   O Parque CEMUCAM (Centro Municipal de campismo), localizado no bairro Granja Vianna, a sudoeste da Grande São Paulo, no município de Cotia, se insere em uma atual região de expansão urbana e conurbação entre Cotia e São Paulo, além de ser uma parte importante da história da cidade. O presente trabalho tem como objetivo requalificar o parque que está subaproveitado, tornando-o mais atrativo, explorando o grande potencial paisagístico e territorial, para que então a cidade e a região possam fazer melhor uso dele. Desta forma, se propõe ampliações e requalificações de suas estruturas, pensando em qualifica-lo como um equipamento urbano indispensável para o bem-estar dos moradores vizinhos e regionais.

ge.jpg
Mapa de localização
Parque CEMUCAM
so cemucam.jpg
Delimitações municípios

   A qualidade dos espaços públicos do parque é baixa e não é muito convidativa para os usuários ali permanecerem e apreciarem uma área com tão belos visuais da natureza. Fatores como insegurança e falta de atratividade repelem quem poderiam estar usufruindo de um espaço com tamanho potencial. Dos seus 900 mil m², o CEMUCAM pertence à Prefeitura de São Paulo, mas está situado fora da área do município, em Cotia, ou seja, apesar do parque estar fora do território de São Paulo, é a prefeitura de SP que é responsável pelo parque, instalações e custos.

   Além de uma grande fauna e flora, as quais foram identificadas 105 espécies de animais e uma vegetação composta predominantemente por remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques heterogêneos e gramados, o parque possui equipamentos (não em tão boa forma) como: estacionamento, quiosques com churrasqueiras, sanitário, circuito de mountain bike, campo de futebol, quadra poliesportiva, bebedouros, mesas, bancos, paraciclos, trilha para caminhada, bosque, gramado para piquenique, playgrounds.

Justificativas para a produção do trabalho

   A requalificação do parque CEMUCAM, seria importante para ele próprio, assim como para o seu entorno, para a cidade e seus municípios vizinhos, já que no contexto atual, à medida que a mancha urbana da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) vai se aumentando em direção oeste, a partir de seu centro, a quantidade de parques diminui, criando a necessidade de aproveitamento do CEMUCAM para as populações de Cotia e seus municípios vizinhos. Ainda mais que no bairro em que está localizado, a Granja Vianna, a qual está inserida em uma macro-zona de estruturação urbana (LEI DE ZONEAMENTO DE COTIA, 2015).

grafico crecimento ciadades.png
Grau de urbanização,1940 a 2010

   Com um parque bem arborizado na cidade, além dos benefícios proporcionados para o ambientais, a vegetação e instalações adequadas contribuirão para lazer gratuito, conforto visual e redução do stress. Quando a pessoa percorre áreas verdes o funcionamento do cérebro se modifica, acalma e apresenta melhora da saúde mental. (BURJATO, 2016)

   Complementando esses benefícios, a requalificação do parque mostraria que os objetivos a serem alcançados, como por exemplo as melhorias das infraestruturas e atração de público, seriam benfeitorias a quem fizesse uso do parque, já que ao melhorar a qualidade de vida, recuperação física e psicológica das pessoas, o espaço para lazer contrapõe-se à deterioração do espaço urbano (VARGAS, 1999) e, se desenvolvido em locais acessíveis para pessoas com deficiências, favorecem maior inclusão e melhoram a relação custo-benefício, ao serem usados por mais pessoas (BURJATO, 2004).

O parque atualmente

   Atualmente, o Parque CEMUCAM conta com 15 equipamentos, mais mobiliários. Mas Infelizmente, nem todos estão apropriados ao uso, por conta de alguns estarem em mau estado de conservação e outros por não encontrar-se operando, sendo que apesar de serem funcionais, não apresentam nenhuma qualidade estética e/ou arquitetônica, e ainda alguns, estão depredados, oferendo risco a saúde dos usuários e desinteresse destes. A maior parte dos percursos atuais são feitos apenas de terra batida, variando em trilhas e em percursos largos e limpos, havendo nestes, vários pontos onde há  buracos consideravelmente grandes e escorregadios. Ou  seja, em todas as vias do parque, há uma carência de cuidados e qualidades técnicas e estéticas. 

   Quanto aos acessos do parque, hoje em dia só existem dois  acessos, sendo que o que fica localizado na Rua Meandro só permite a passagem de pedestre, fazendo com que o outro acesso, a portaria principal (na Rua Mesopotâmia), seja muita mais utilizada, por deixar a entrada de bicicletas, carros e outros meios de locomoção. Portanto, essa falta de entradas e saídas do CEMUCAM,  é um fator contribuinte para o sub aproveitamento e reconhecimento do mesmo. Mas um ponto do forte do parque é as diversas muitas belezas naturais, com belos cenários e vistas, através de grandes gramados, uma área considerável de mata atlântica.

CEMUCAM ATUAL.jpg

1 – Casarão festa abandonado               

2 – Playground fechado

3 – Galpões abandonados (1)

4 – Campo de futebol

5 – Academia ao ar livre

6 – Pista de pouso

7- Estacionamento

8 – Playground aberto

9 – ‘’Pracinha’’

10 – Quadra poliesportiva

11 – Casarão festa ativo

12 -  Adm parque

13 – Lago

14 – Galpão abandonado (2)

15 – Adm viveiro

16 – Galpão abandonado (3)

legenda cemucam atual.png

Mata atlântica

Áreas abertas

Acessos atuais

© 2018 por Pedro Amin Chukr Avila ARQ & URB

bottom of page